Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mudanças no tarifário dos transportes na CIMBSE já estão em vigor


Os passes rodoviários e ferroviários na região que integra o território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vão ter todos uma redução no custo de 40%, a partir de quarta-feira, data limite anunciada pelo primeiro-ministro para aplicação das medidas de redução tarifária. A redução “vai beneficiar uma população de quase 250 mil habitantes do Interior do país”.

A redução “vai beneficiar uma população de quase 250 mil habitantes do Interior do país”. Segundo a CIM-BSE, “no caso de passes para residentes estudantes, com menos de 23 anos, e para residentes com mais de 65 anos, a redução vai mesmo chegar aos 60%”.
A proposta da CIM-BSE tem um custo total anual de 509.094 euros, sendo que 496.677 euros serão atribuídos pelo Fundo Ambiental.
Recorde-se que a CIM-BSE é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).
Na generalidade das CIM começaram a aplicar as medidas a 01 de maio e algumas ainda em abril, no entanto, o prazo limite aplicação das reduções nos passes era até esta quarta-feira, 15 de maio. Recorde-se que o Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) prevê que as 21 CIM recebam, através do Orçamento do Estado, um total de 23,2 milhões de euros para adotarem medidas de redução tarifária nos transportes públicos nos respetivos territórios, e cada uma delas vai contribuir com pelo menos 2,5% da verba que lhes for transferida pelo Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.