Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Festival de Vinho do Douro Superior decorre em Vila Nova de Foz Côa


Foz Côa acolhe, a partir desta sexta-feira, mais uma edição do Festival do Vinho Douro Superior (FVDS). O evento junta 400 referências vinícolas provenientes de 67 produtores do território. Durante três dias de certame são esperados cerca de sete mil visitantes.

Organizado pela Câmara de Vila Nova de Foz Côa, o Festival do Vinho apresenta-se também uma mostra de produtos alimentares típicos da região, que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor. Azeite, queijos, enchidos, doces e compotas e também a amêndoa — ‘rainha’ na região – e seus derivados são outros dos produtos em destaque no certame. O programa contempla ainda o Concurso de Vinhos do Douro Superior, aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos, e um colóquio subordinado ao tema “Foz Côa, ponto de convergência de todas as proximidades”.
Segundo fonte da organização, na oitava edição do evento são esperados mais de sete mil visitantes ao longo dos três dias em que decorre a iniciativa, vindos um pouco de todo o país e do estrangeiro, principalmente da vizinha Espanha.
A iniciativa teve a sua estreia no final de 2012, como uma pequena feira regional, mas o FVDS rapidamente passou a fazer parte do calendário dos grandes eventos vínicos do país, contribuindo para a afirmação da identidade do Douro Superior.
A organização adianta que, “de muitos pontos do país, das ilhas e até do estrangeiro são vários os enófilos que se repetem de ano para ano”.
O FVDS conta com a presença de produtores que olham para o certame como “a oportunidade de apresentar as suas novidades, assim como referências já consolidadas no mercado, nos [vinhos do] Porto, brancos e tintos provenientes daquela sub-região duriense”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.