Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Sede da Federação distrital de bombeiros da Guarda é dedicada a Madeira Grilo


A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) inaugurou a sua nova sede, cedida pela Câmara Municipal da Guarda, que inclui um espaço museológico dedicado à vida e obra do antigo dirigente Madeira Grilo, aberto a todos os visitantes.

As novas instalações da FBDG situam-se num edifício do centro histórico da cidade que, nos últimos anos, serviu de sede do Clube de Caça e Pesca local. O espaço também acolhe algum do espólio do antigo dirigente Manuel Madeira Grilo, que morreu, com 83 anos, no dia 11 de setembro de 2014.
Para o presidente da FBDG, Paulo Amaral, que também preside à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda, a nova sede vai dar “nova dinâmica” à instituição que abrange as 23 associações de bombeiros que existem nos 14 concelhos do distrito. Paulo Amaral afirmou que o espaço museológico, denominado “Sala Professor Madeira Grilo – Bombeiros uma paixão eterna”, permite “dignificar muito mais o centro histórico” da Guarda e estará aberto a todos os visitantes.
Na cerimónia inaugural, o presidente da Assembleia Geral da FBDG, Álvaro Guerreiro, agradeceu ao município da Guarda, que cedeu o edifício por 30 anos, pois com o gesto foi possível “ter em exposição permanente o espólio de Madeira Grilo”.
O presidente da autarquia, Carlos Chaves Monteiro, lembrou que a inauguração da sede da Federação de Bombeiros era “uma ambição antiga” dos seus dirigentes, acrescentando que, pelo facto de se localizar no centro histórico, contribuirá para a dinamização daquela zona da cidade, “um espaço que necessita de ser revitalizado”.
“É importante que haja cada vez mais instituições e pessoas que contribuam para a dinamização do centro histórico”, declarou Carlos Chaves Monteiro que, referindo-se a Madeira Grilo, considerou ter sido “sempre um homem de causas, um homem atento”.

Madeira Grilo foi “um ilustre cidadão da Guarda”
Manuel Madeira Grilo morreu, com 83 anos, no dia 11 de setembro de 2014. Antigo dirigente da FBDG, Madeira Grilo é considerado “um ilustre cidadão da Guarda” e “um ilustre homem dos bombeiros portugueses” pelo presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.
A “Sala Professor Madeira Grilo – Bombeiros uma paixão eterna” acolhe algum espólio do cedido pela família de Madeira Grilo tal como diplomas, distinções, medalhas, fotografias e publicações.
José Grilo, filho de Madeira Grilo, falou em nome da família, afirmando que os familiares estão “todos muito orgulhosos e muito emocionados” com a inauguração do espaço museológico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.