Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Municípios reuniram para preparar Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura


Os municípios que integram a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, em 2027, e no seguimento da assinatura do acordo estratégico Intermunicipal, reuniram no passado dia 25 de janeiro, no Teatro Municipal da Guarda (TMG). Algumas temáticas de referência abordadas como sendo identificadores da região, nesta primeira reunião de trabalho, foram a Diáspora, o Território como região de fronteira e o diálogo interreligioso.

Segundo a autarquia da Guarda, na ordem de trabalhos constaram temas como o enquadramento e estratégia, os objetivos de cooperação regional, o potencial e expectativas desta candidatura. Sendo destacada a importância desta parceria intermunicipal que pretende fortalecer e enriquecer a candidatura, tornando-a mais sustentada, sólida e bem trabalhada.
“Esta colaboração é o início de uma etapa importante no processo da candidatura, é um processo estruturante por si só” afirmou o vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, sublinhando ainda que “este grupo de trabalho intermunicipal tem agora este desafio de refletir sobre em que é que se pode convergir no que diz respeito à identidade da região”.
Com uma dinâmica de trabalho em rede, alguns dos objetivos são a promoção da Cultura, dos costumes, de produtos endógenos e o desenvolvimento do território a nível internacional, criando programas a longo prazo, mantendo a identidade que caracteriza a região mas de forma aberta para o mundo.
No final desta reunião, onde marcaram presença os Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa, ficou já agendado o próximo encontro que terá lugar em Seia, no mês de fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.